Guerras de Pan Gu

Guerras de Pan Gu

04 | Abril | 2017
  • artigo
  • Tutoriais

Enfrentar monstros poderosos, evoluir suas habilidades, ser reconhecido por suas façanhas, conquistar fama e sucesso. Esses são os sonhos e motivações de muitos heróis que decidem, diariamente, se aventurar pelo vasto mundo aberto de Perfect World. Só que além de criaturas nefastas e assustadoras, PW, assim como outros MMOs, também te dá a oportunidade de enfrentar outros jogadores de maneiras emocionantes e desafiadoras. E fala sério: quem é que não gosta de uma boa partida de PvP, ainda mais quando existem vários prêmios na jogada?

Então, para te ajudar a alcançar o sucesso e ainda dar aquele empurrãozinho para que seu clã, que pode ainda estar meio tímido, participe desse confronto, fizemos um resumo das três modalidades das Guerras de Pan Gu.



Guerra Territorial

Para começar, tem a Guerra Territorial. Nesse evento, os clãs de um mesmo servidor são colocados frente a frente para descobrir quem consegue controlar a maior quantidade de territórios do mapa mundial do jogo. De um lado, há o clã atacante (que pretende tomar o território) e do outro, o clã defensor (que pretende manter o território previamente conquistado).

Pode até parecer simples, mas é preciso concentração e noção de estratégia para ser vitorioso por aqui. Lembre-se que você estará enfrentando um ser humano e não um inimigo controlado pela IA. Isso por si só já deixa o campo de batalha bem mais caótico e imprevisível.

Observando o mapa acima, você pode notar que existem duas bases distintas, cada uma pertencendo a um clã. Seu objetivo é avançar pelo campo de batalha, utilizando as três rotas disponíveis para destruir as torres para, enfim, ter acesso à base inimiga e reduzir a pó o cristal guardado em seu interior. E para ser bem-sucedido nessa empreitada, além de contar com suas habilidades de combate, é possível realizar a construção de torres extras (defesa) e também de poderosas catapultas (ataque).

Note que, independentemente de qual for sua estratégia, ambas são opções que não podem ser deixadas de lado durante o desenrolar da Guerra Territorial. Também é importante mencionar que a locomoção das catapultas deve ser designada a um integrante do seu clã. Então, trate de dar o suporte necessário caso o escolhido seja um de seus amigos – ou peça ajuda, caso o transportador seja você.

O clã vencedor será aquele que conseguir destruir o cristal adversário primeiro. Se este for o clã atacante, então ele toma o território. Agora, se o vencedor for o clã defensor, o território em questão continua sob seu controle. Caso ambos os clãs falhem em terminar a missão antes do tempo limite, o clã que estiver na posição de defensor também mantém o seu território previamente conquistado.

Como e quando participar da Guerra Territorial

Todas as quartas e quintas, os marechais podem utilizar Moedas do jogo para realizar o registro de seu clã no evento. O sistema, então, realizará a seleção dos clãs durante a passagem de quinta para sexta, levando em consideração aqueles que fizeram os maiores lances nos territórios. Com isso, a Guerra será agendada para um dos quatro horários a seguir:

Sábado, às 14h00

Domingo, às 14h00

Segunda-feira, às 20h00

Terça-feira, às 20h00

Essa seleção sempre é feita levando o sábado como escolha prioritária. Os horários seguintes são selecionados conforme as vagas são preenchidas. Independentemente do dia ou horário, a Guerra tem duração de 01h30.

Para acessar o mapa, antes é preciso falar com o NPC Teleportador.

Recompensas da Guerra Territorial

Além de Moedas do jogo, o marechal também recebe, semanalmente, algumas unidades da Pedra Imortal. A premiação possui uma variação, levando em consideração a quantidade de territórios conquistados pelo clã em questão. Note que apenas o marechal do clã receberá essas recompensas, cabendo a ele decidir exatamente como realizar a distribuição entre aqueles que participaram do evento.




Guerra do Dragão

Agora, chegando de maneira quente e explosiva, tem a Guerra dos Dragões. Nesse evento, os clãs de diferentes servidores são levados até um campo de batalha localizado dentro do interservidor, um local especial onde os jogadores de todos os servidores de PW (Phoenix, Arcádia, Lynx e Gemini) têm a oportunidade de se encontrar para travar um conflito de proporções épicas.

Aqui, cada clã inicia o combate com um total de 2.000 pontos. O objetivo é fazer com que os pontos do clã adversário sejam reduzidos a zero antes que o mesmo aconteça com o seu.

Para isso, você e seus companheiros têm algumas opções. Logicamente, ao derrotar os membros do clã adversário, os pontos deles serão deduzidos. Só que também é possível alcançar a vitória ao conquistar pontos estratégicos espalhados pelo mapa ou destruindo as torres de defesa. Ou seja, o ideal é não deixar nenhum adversário em pé.

Além disso, obviamente que um evento chamado Guerra dos Dragões possuiria essas criaturas lendárias em algum lugar. Assim, cada clã começa a Guerra com um Dragão Defensor. Caso este acabe sendo derrotado (algo realmente possível, mas bem árduo de ser alcançado), o clã que ele representa será considerado o perdedor.

A derrota do Dragão não leva em consideração a quantidade de pontos restantes do clã adversário, o que torna o avanço contra a criatura algo bem instigante, especialmente se a diferença de pontos entre os clãs for bem discrepante.

Sendo assim, um clã pode ser considerado o vencedor tanto por reduzir os pontos inimigos a zero quanto por derrotar o Dragão. Se, por acaso, o tempo da partida terminar e ambos os clãs ainda tiverem seus Dragões de pé, considera-se o vencedor aquele que tiver a maior pontuação restante.

Como e quando participar da Guerra dos Dragões

Todas as quintas, das 12h00 às 23h59, os marechais de cada clã podem realizar o registro para participar de uma guerra. Com todos os detalhes acertados entre os integrantes do clã, é só esperar até o dia seguinte para conferir a lista de participantes. Essa seleção é feita de maneira automática pelo sistema às 12h00 da sexta. Com isso, a Guerra do Dragão é agendada para ser iniciada a partir das 19h30 do sábado. O evento sempre termina às 22h00.

Note que existem vagas limitadas para participar desse evento, o que pode levar alguns clãs a ficarem de fora. Caso isso aconteça com você, não desanime, pois outras oportunidades surgirão no horizonte.

Para acessar o mapa, é preciso falar com o NPC Rong Utsin.

Recompensas da Guerra dos Dragões

Todos os integrantes do clã que participaram do evento recebem unidades do Tesouro do Lorde Dragão. Com ele, é possível receber vários itens, incluindo a lendária Moeda do Lorde do Dragão, utilizada para receber montarias variadas. Além disso, a Moeda também pode te garantir o Selo do Soberano, Medalha da Glória ou, ainda, o Símbolo do General Lotor, que são essenciais para criar e aprimorar os equipamentos de 300.000 de Fama. O total de Tesouros do Lorde Dragão entregues varia de acordo com a participação do clã na Guerra e também com a quantidade de territórios atualmente possuídos pelo clã.




Guerra da Dinastia

Por fim, mas não menos importante, temos a Guerra da Dinastia. Aqui, os jogadores de todos os servidores têm a oportunidade de participar de três combates especiais. A grande diferença dessa Guerra é que você não precisa, necessariamente, fazer parte de um clã para participar. Isso acontece porque, na verdade, você estará representando todo o seu servidor.

Assim que todos tiverem acessado esse modo de jogo, o sistema selecionará aleatoriamente uma das quatro Dinastias (Sombra, Luz, Gelo e Fogo) a um dos servidores. Aqui, o objetivo é acumular pontos, passando por qualquer um dos 292 territórios que servem como palco para as batalhas.

No decorrer da Guerra, você terá que derrotar a maior quantidade de jogadores possíveis, o que ajuda a trazer glória ao seu servidor, além de influenciar diretamente sua recompensa final. Mas para isso, é preciso primeiro escolher como você deseja participar do evento.

Assim que escolher um dos territórios disponíveis, você será apresentado com três opções distintas. Cada uma delas possui suas próprias mecânicas, exigindo que você adapte suas estratégias. No entanto, esses modos também apresentam alguns pontos em comum, como o fato de que sempre há um time atacante (que quer tomar o território) e um time defensor (que não quer nem a pau perder o território conquistado), além do fato de que todas as partidas têm duração de até 25 minutos. Mas vamos lá conferir os detalhes de cada um dos modos para que não haja confusão:

Capture a Bandeira – assim que a partida for iniciada, basta encontrar e tomar posse da bandeira do time adversário. Claro que não será tão simples quanto dar uma voltinha no parque, pois você será atacado constantemente pelos inimigos e ainda terá que ficar ligado na posição de sua própria bandeira. Considera-se vencedor o time que conseguir 20 pontos primeiro, ou o que possuir a maior quantidade de pontos quando o relógio marcar o fim do evento. Em caso de empate, o território em questão se mantém no controle do time do lado dos defensores.

Batalha da Ponte – destruição é a palavra-chave desse modo. Ao longo da ponte que divide as bases de cada time existem algumas Torres, e você e seus amigos deverão unir forçar para colocar abaixo as que pertencem aos adversários. Obviamente que eles não deixarão vocês fazerem isso com tanta facilidade, o que acabará gerando confrontos de grandes proporções nessa ponte. Considera-se vencedor o time que acumular 9 pontos primeiro, ou o que possuir a maior quantidade de pontos quando o relógio marcar o fim do evento. Em caso de empate, o território em questão se mantém no controle do time do lado dos defensores.

Competição do Cristal – aqui é preciso dominar zonas especiais espalhadas pelos pontos marcados em verde no mapa. Ao capturar uma dessas zonas, sua equipe começará a ganhar 1 ponto a cada 10 segundos, mas apenas enquanto ela estiver sob seu controle. Como existem muitas zonas no mapa, pode ser tentador sair correndo para conquistar uma delas. No entanto, lembre-se de que não será nada bom ser pego por um grupo de inimigos habilidosos. O ideal é ir com calma e ficar sempre junto de alguns de seus companheiros. Considera-se vencedor o time que alcançar a marca de 99 pontos primeiro, ou o que possuir a maior quantidade de pontos quando o relógio marcar o fim do evento. Em caso de empate, o território em questão se mantém no controle do time do lado dos defensores.

Como e quando participar da Guerra da Dinastia

Todas as sextas e domingos, entre às 20h00 e 20h20, basta você conversar com o NPC da Guerra para participar. Dependendo do seu andamento ao longo do evento, a Guerra tem duração de 02h00 ou mais, podendo terminar até às 23h00.

Recompensas da Guerra da Dinastia

De acordo com suas respectivas pontuações, todos que participam ativamente da Guerra recebem unidades do item Símbolo de Suprimento. Note que o evento como um todo possui um total de 255.000 suprimentos a serem distribuídos, então quanto maior for a sua pontuação final, maior será a sua recompensa, especialmente por não haver um valor pré-definido que cada jogador pode acabar recebendo. Com este item, é possível criar materiais de forja, consumíveis, livros divinos e muitas outras coisas que o ajudarão em sua jornada.

Sistema do Monarca

Ao obter este título temporário, você receberá uma missão no NPC Recrutador da Dinastia, que, como recompensa, garante um item exclusivo durante a sua semana de reinado. Com este equipamento, você ganhará diversos bônus!

Para participar do Sistema do Monarca, é necessário falar com o NPC Recrutador da Dinastia.

Toda quarta-feira, das 20h30 às 21h00, todos os jogadores podem tentar se candidatar para ser o Monarca do seu servidor por uma semana. Somente três candidatos serão selecionados em cada servidor e passarão por uma votação entre os outros jogadores.

Para ser selecionado, você precisa ofertar Cupons perfeitos ao NPC. Os 3 jogadores que ofertarem mais Cupons se tornarão os três candidatos a Monarca da semana. Após os candidatos serem escolhidos, os demais jogadores poderão votar em qual dos três eles preferem que se torne o Monarca, usando o item Cédula de Votação.

Você pode obter Cédulas de Votação de 3 formas:
• Ao pegar a missão oferecida pelo Recrutador da Dinastia, você receberá 1 Cédula gratuitamente (só pode ser realizado uma vez por personagem);
• Comprando no NPC Recrutador da Dinastia;
• Ao participar de um período da Guerra da Dinastia, você pode obter 1 Cédula temporária, com duração de 1 semana.

Gastando 1 Cédula, é possível votar em um dos 3 candidatos a Monarca da Semana.

Na quinta-feira seguinte, às 22h00, os votos são contabilizados. O jogador que receber mais votos será selecionado como Monarca da Semana em seu servidor.

Ao se tornar o Monarca da Semana, o jogador receberá a marca de uma coroa e o título de Monarca sobre o seu personagem.

Quando a votação da próxima semana tiver início, o Monarca da semana anterior perderá seu título e seu item, mas poderá concorrer novamente para tentar continuar seu reinado em seu servidor!




Guerra de Recursos

O evento de Guerra de Recursos é voltado para o PvP, onde todos que possuem clã com base competem para destruir Carroças de Suprimento e Bases Receptoras desses suprimentos. Nesse modo, você pode eliminar qualquer um que esteja com o nickname na cor dourada e não receberá nenhum prejuízo comum do PK. Além disso, ao ser eliminado, você não dropará nenhum de seus itens.

A guerra poderá ocorrer nas quartas ou quintas, aleatoriamente. Isso será anunciado por meio de um broadcast vermelho em todo servidor. Marechais, Generais ou Majores podem ativar o “Saque da Facção” entre às 20h e às 20h15 dentro da base de clã, no NPC “Gerente de Recursos”.

Apenas membros do seu clã poderão participar dessa guerra e, durante o evento, cada clã receberá Pontos de Recurso referentes ao número de territórios que possuem. O objetivo da guerra em si é saquear recursos de outros clãs e, ao mesmo tempo, proteger seus recursos de clãs inimigos.

Para participar, você deve ter, no mínimo, nível 30 e seu clã deve obrigatoriamente ter uma base de clã.

Clãs que também não possuem territórios ainda podem participar do “Modo Saque”, que deve ser liberado até às 20h15 do dia que o evento estiver marcado. Nesse modo, esses clãs tem o objetivo similar, mas podem apenas saquear recursos de seus oponentes.

Regras

• O clã deverá derrubar pelo menos uma Base de um clã inimigo antes do evento acabar e poderá aumentar seus pontos destruindo carroças inimigas;
• Quando as carroças de transporte chegarem à Base de Recursos, todos os integrantes dos clãs receberão os recursos contidos dentro dela;
• Os jogadores podem destruir as carroças de transporte de outras facções e todos os integrantes receberão recursos contidos dentro dela;
• Quanto mais territórios uma facção possuir, mais recursos suas carroças de transporte poderão carregar;
• Os jogadores podem destruir as Bases de Recursos de outras facções e resgatar diretamente os pontos de recursos daquele território e todos os recursos restantes;
• Cada clã só pode saquear certo número de carroças de transporte e bases de recursos. Depois de saquearem a quantidade máxima, não poderão saquear mais recursos;
• Os pontos adquiridos pelo clã servirão de base para a premiação de todos seus integrantes;
• Estarão aptos para receber as premiações os jogadores que destruírem carroças ou bases inimigas, derrotarem membros que ativaram o modo saque e aqueles que utilizarem da Runa de Proteção nas carroças. Além disso, os jogadores que eliminarem ao menos um personagem participante da Guerra de Recursos também estarão concorrendo ao prêmio de Soldo.

Você pode conferir os pontos e outras informações clicando “M” no teclado. Com isso, será aberto o mapa. Depois, basta clicar em “Territórios“ para visualizar os detalhes.



Interface de contabilização dos Pontos da Guerra de Recursos


Pontos atuais = Pontos totais
Carroças Saqueadas = Quantidade de Carroças aniquiladas
Bases de recursos saqueadas = Quantidade de Bases derrubadas (0 ou 1)
Qualif. para prêmios = Se você está ou não apto para receber os soldos no final da guerra
Verificar resultado = Ranking de Mortes, Derrotas e Pontos adquiridos por personagem



Intrface da Lista de Recompensas da Guerra de Recursos


Ao final da guerra, todos receberão Soldos como recompensa da participação. A quantidade dessa premiação é variável, levando em consideração o cargo dentro de cada um dentro do clã. O Soldo pode ser trocado por diversos itens dentro da base de clã, mas ele é inegociável naturalmente.




Se depois de ler tudo isso você ficou empolgado para participar de uma das Guerras de PW, chame seus amigos e comece a planejar como alcançará o sucesso em pouco tempo. Ou, se você já é um ávido participante das Guerras, aproveite para deixar algumas dicas a quem está se aventurando. Quem sabe seu clã não fique ainda mais poderoso? Nunca se sabe quando ou de onde podem surgir novos e poderosos heróis, não é mesmo?