Sistema de Runas

Sistema de Runas

04 | Abril | 2017
  • artigo
  • Tutoriais

Os portões de Quedanunca finalmente foram abertos! E com isso, chega ao massivo universo de Perfect World a oportunidade para que você e seus amigos realizem uma inesquecível Jornada ao Oeste. Novos inimigos para enfrentar no PvE, mais opções para duelar com seus rivais no PvP, e até mesmo instâncias desafiadoras que vão te deixar na ponta da cadeira.

Só que isso não é tudo. Sabendo que todo bom herói sempre busca por maneiras de elevar seu poder, essa grandiosa expansão também inclui o inédito Sistema de Runas. Por meio dele, suas habilidades receberão um bônus caprichado, deixando-o apto a enfrentar qualquer horda inimiga que cruze seu caminho.

E para que você não fique completamente perdido, preparamos este guia contendo cada detalhe referente ao uso das Runas. O bom é que nem é preciso ter o dom de clarividência para saber que você vai decorar cada um desses tópicos.

1. O futuro lhe reserva... poder!

Antes de iniciar sua caçada por mais poder, é bom ficar sabendo que o Sistema de Runas só estará liberado após você ter progredido no Cultivo da Alma Caótica. Somente quando seu espírito estiver devidamente canalizado é que os habitantes das Estepes de Ao Run compartilharão com você os segredos das Runas.

Depois, é só acessar a janela de habilidades (tecla R) e clicar na aba localizada no lado direito para ter acesso ao menu das Runas.

Menu das Runas

Do lado esquerdo dessa nova janela, você poderá visualizar a lista completa das habilidades que podem ser beneficiadas pelo Sistema de Runas. Para saber exatamente o que cada Runa é capaz de fazer, basta passar o indicador do mouse sobre um dos ícones listados para que as informações surjam na tela.

Já do lado direito dessa janela, você encontrará os Slots de Runas. E é aqui que a mágica realmente acontece. Uma vez que esses espaços forem destravados, basta arrastar uma Runa e uma habilidade até o local desejado para que os bônus comecem a ter efeito.

Note que inicialmente, após completar o Cultivo da Alma Caótica, você terá apenas três slots de Runas desbloqueados. Com isso, é preciso planejar com cuidado extra antes de sair desafiando outras pessoas, pois elas podem ter habilidades mais aprimoradas do que você. Os outros três slots ficarão disponíveis assim que você completar a Alma Celestial.

Note que tanto as habilidades quanto as Runas selecionadas podem ser modificadas a qualquer instante. A única exceção, logicamente, é para os casos em que você estiver participando de algum combate.

Por fim, há ainda a Bolsa de Runas. Esse espaço, como o nome bem sugere, é dedicado exclusivamente à armazenagem de Runas extras.

2. Tipo coração de mãe... sempre cabe mais um

Para liberar o primeiro slot existem duas possibilidades. Caso você esteja com um personagem iniciante, será preciso dar um pulinho no Vale Celestial. Ao chegar nesse local, você deverá utilizar uma Runa na habilidade Portal da Cidade. Agora, caso seu personagem seja mais experiente, será preciso pegar um barco e viajar até as Estepes de Ao Run. Somente após a conclusão da quest entregue pelo NPC Mestre da Piedade, localizado do lado de fora da Prefeitura de Quedanunca, é que você poderá se divertir com os bônus das Runas.

NPC Mestre da Piedade

Prefeito de Quedanunca

Os slots restantes exigirão que você continue avançando no Cultivo da Alma Caótica e Celestial. Além disso, cada slot requer que você seja bem sucedido em uma missão específica. Cada uma dessas missões é entregue por um NPC Mestre das Runas. Todos eles podem ser localizados na Prefeitura de Quedanunca.

2º slot de Runa = conclua a missão do Mestre da Honra
3º slot de Runa = conclua a missão do Mestre da Valentia
4º slot de Runa = conclua a missão do Mestre da Humildade
5º slot de Runa = conclua a missão do Mestre da Lealdade
6º slot de Runa = conclua a missão do Mestre da Verdade

Ao completar uma das missões, você será premiada com o item Pedra Rúnica. Ao clicar nele, automaticamente o slot em questão será liberado no Menu de Runas.

Outra forma de liberar os slots é comprando a Pedra Rúnica, que custa um total de 10 milhões de Moedas.

3. Uma coleção simplesmente divina

Ao todo, o Sistema conta com cinco tipos diferentes de Runas. Elas podem ser combinadas da maneira que você achar melhor, adequando-se à sua estratégia. Os tipos de Runas que podem ser encontradas são:

  • Runa Escarlate

  • Runa Celeste

  • Runa Verdejante

  • Runa Áurea

  • Runa Argêntea

Para adquirir mais Runas, é preciso reunir determinada quantia do item Insígnia do Escudeiro de Quedanunca. Para tal, basta completar a missão diária intitulada “De Espada para Arados”, nas Estepes de Ao Run, ou ainda ao progredir pelas missões principais da expansão.

Ao obter as Insígnias, siga até a região de Quedanunca (349,593) e converse com o NPC Cavaleiro Real Hector. Como recompensa, ele te entregará uma unidade do Pacote de Runas.

Outra maneira de ampliar sua coleção de Runas é por meio de um processo bem conhecido dos mundos de jogos online: farmando. Ao derrotar os Chefes que habitam a instância Salões da Luz-Aurora, você pode receber uma Runa. Os Chefes comuns têm a probabilidade de entregar Runas de nível 1, enquanto que o Chefe final dos Salões pode te entregar uma Runa de nível 4.

Se preferir, também dá para completar a missão diária “Justiça da Luz-Aurora”, que é entregue de maneira automática ao entrar na instância a cada dia. Como recompensa, você receberá uma unidade do Pacote de Runas nível 2, além de algumas Insígnias.

Note que todas as Runas pertencentes aos níveis 1, 4 e 7 são completamente negociáveis. Logo, é possível entrar em contato com outros jogadores para garantir alguma Runa específica que esteja buscando, ou para tirar da mochila algumas Runas repetidas que você possui.

4. Esta nem é minha última forma

Da mesma forma que você evolui, as Runas que fazem parte desse Sistema também podem ficar ainda mais potentes com o passar do tempo. Ao todo, existem quatro categorias em que as Runas são agrupadas, cada uma dependendo do nível atual em que se encontram.

Categoria 1 = Runas de nível 1 a 4
Categoria 2 = Runas de nível 5 a 7
Categoria 3 = Runas de nível 8 a 9
Categoria 4 = Runas de nível 10

Para efetivar os bônus concedidos, é levada em consideração a Categoria em que a Runa se encontra, e não o seu nível. Logo, as Runas de nível 1 até 4, por exemplo, sempre irão conceder o mesmo bônus.

Evolução Runa

De forma a evoluir uma Runa de um nível para outro, e consequentemente para outra Categoria, você deve realizar um processo de combinação. Para isso, abra o Menu de Runas e selecione a aba “Evolução de Runa”. A seguir, selecione a Runa que deseja deixar mais forte e posicione-a no centro. As Runas adicionadas ao redor serão utilizadas como matéria-prima, e então, consumidas pela Runa central.

Caso o processo de fusão funcione, o nível da Runa será ampliado em um ponto. No entanto, nos casos de falha, o nível da Runa será diminuído em um ponto. É possível verificar a probabilidade de sucesso do processo na própria janela de “Evolução de Runa”. Essa informação sempre estará visível no canto superior esquerdo.

Note que não é possível utilizar uma Runa de nível alto para tentar aprimorar uma Runa de nível mais baixo. Ou seja: para ampliar uma Runa de nível 2 você pode utilizar uma Runa de nível 1, mas o mesmo não é permitido ao contrário.

5. O seu poder de luta continua aumentando

Você fez vários treinamentos, cultivou adoidado e deixou suas Runas tão brilhantes quanto as próprias estrelas. Agora, é hora de colher os frutos de sua dedicação. Quando finalmente tiver liberado os seis slots de Runas, você poderá ativar um bônus especial, que varia de acordo com a habilidade que está sendo aprimorada.

Só não vá pensando que com esses bônus preparados você irá se tornar uma máquina mortífera. Muito pelo contrário. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades. E também exigem grandes estratégias.

Você pode até dominar a Maestria Marcial, tendo vantagem contra a turma do Poder do Dragão. Mas ao mesmo tempo, será mais complicado derrotar a galera que utiliza da Fúria do Tigre. De certa forma, dá para dizer que o Sistema de Runas funciona a partir do seu próprio jogo de pedra-papel-tesoura.

A divisão de bônus funciona da seguinte maneira:

• Maestria Marcial = dano aumentado em 15% contra jogadores que possuam Poder do Dragão
• Poder do Dragão = dano aumentado em 15% contra jogadores que possuam Fúria do Tigre
• Fúria do Tigre = dano aumentado em 15% contra jogadores que possuam Maestria Marcial
• Jogadores sem bônus de Runa ativo receberão 5% de dano adicional contra jogadores que possuam um bônus de Runa
• Jogadores com as mesmas propriedades não terão nenhum modificador de dano ao se enfrentarem

Logo, sempre que a maioria das habilidades com Runas pertencer a uma mesma propriedade, você receberá o bônus específico atrelado a ela. Em contrapartida, se as habilidades de diferentes propriedades estiverem em número igual, então nenhum bônus será ativado.

Eventualmente, estudar as formações e combinações das Runas se tornará algo do seu dia a dia. Troque uma Runa aqui, aumente o nível de outra ali. Quando você der por conta, suas habilidades estarão fervendo, implorando para serem utilizadas contra algum inimigo desavisado.